Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Conhecendo as Máscaras e suas Funções

E aí, prontas para começar o cronograma capilar?
Então vamos lá.

Como Começar

É necessário que antes de mais nada você lave seus cabelos corretamente usando shampoo transparente na primeira lavagem e um shampoo leitoso, de tratamento na segunda lavagem, como expliquei no post sobre shampoos. Assim você prepara o cabelo para receber e absorver o tratamento.

Tipos de Máscaras 

Você vai precisar de 3 máscaras de tratamento diferentes, uma para cada fase, vamos conhecer as diferenças entre elas.

Hidratação- O conceito da palavra Hidratação vem do prefixo (hidro) água, portanto, hidratação nada mais é do que reposição de água, é a parte fundamental do tratamento. Cabelo desidratado não absorve nenhum tipo de nutriente. Essa etapa do tratamento gera maciez e emoliência aos fios, deixando-os mais leves.

Nutrição - Refere-se a reposição de nutrientes e a maioria dos ativos são de origem lipídica(óleos). Depois de fazer uma hidratação (reposição de água) é necessário uma Nutrição (reposição lipídica) para que se construa uma barreira nas cutículas dos fios, fazendo com que a água que foi colocada no seu interior permaneça ali e não se perca. Um fio danificado, ressecado, tem suas barreiras naturais destruídas, por isso muitas vezes se faz hidratação e o resultado se perde rapidamente, por falta de lipídeos para reconstruir essa barreira. Nutrição costuma dar muito brilho aos cabelos e deixa-os sedosos.

Reconstrução - Essa é a parte mais profunda do tratamento, envolve reposição de proteínas e aminoácidos. É nesta fase que se repõe a força e resistência dos fios. Porém, se o cabelo não estiver devidamente hidratado e nutrido ele não absorverá as proteínas de uma reconstrução, por mais que se use um produto caro e de qualidade.

O Cronograma Capilar se seguirá da seguinte forma:
3 lavagens e 3 tratamentos por semana 
Intercalando as fases.


  1. Semana        H         H        N
  2. Semana        H         N        R
Depois disso inicia-se o ciclo novamente. Essa tabela que eu uso marca os tratamentos para segunda, quarta e sexta, após o tratamento deixo um dia sem lavar para que a ação do tratamento seja bem absorvida, mas você pode adaptar conforme a sua rotina. Se você costuma lavar os cabelos mais do que 3 vezes na semana, use, nas lavagens excedentes apenas shampoo e condicionador. Se o seu cabelo é oleoso e você lava todos os dias, perceberá que usando o shampoo transparente corretamente a oleosidade será controlada podendo lavar a cada dois dias.
No próximo post falaremos sobre como identificar as máscaras e usá-las corretamente em cada fase.
Beijos e até mais...


Um comentário:

Fabiane disse...

Gostei mto das dicas..obrigada!