Pesquisar este blog

sábado, 27 de julho de 2013

Shampoo Anti Resíduos e Shampoo sem Sulfato

O assunto de hoje é shampoo anti resíduo e shampoo sem sulfato, vamos tirar as dúvidas sobre eles?

Shampoo Sem Sulfatos

Como o nome já diz, o shampoo sem sulfatos não possui surfactantes ou ativos que agem nos cabelos como detergente, isso faz dele um shampoo com poder de limpeza mais suave. O objetivo dos sulfatos no shampoo é fazer a abertura das cutículas do fio para realizar uma limpeza mais completa, porém, alguns tipos de química, com escova progressiva e algumas tinturas, especialmente tons avermelhados podem se perder mais rapidamente devido à essa limpeza.
Por isso, cabelos com esse tipo de química precisam de uma limpeza mais suave, sem a ação dos sulfatos.
Há várias opções de shampoos sem sulfato no mercado, no meu caso, embora não tenha escova progressiva mas como tenho os fios ligeiramente porosos eu uso esse Bio Extratus Pós Progressiva.
Ele limpa o cabelo sem ressecar e sem abrir mais as cutículas dos fios, além de ter um cheiro ótimo.
 Mas também existem outras opções que ainda não testei:

- Amend Eco Therapy
- Natura Mamãe e Bebê
- Éh Orgânico
- Oro Argan Bioderm, sobre o qual eu nunca usei mas já vi resenhas falando muito bem.

Vale lembrar que, por ter menos agentes de limpeza, o shampoo sem sulfato não consegue retirar do cabelo resíduos de alguns produtos como leave-in, cremes para pentear, defrizante e reparadores de ponta, especialmente os que contem óleo mineral, parafina e silicones, por isso quem faz uso constante do shampoo sem sulfato precisa complementar a limpeza dos fios periodicamente com outro tipo de shampoo...

Shampoo Anti Resíduos

Ao contrário do Shampoo sem Sulfato, o Shampoo Anti Resíduos possui agentes de limpeza mais fortes e um PH mais alto (Falaremos sobre PH em outro post), proporcionando assim a limpeza completa dos fios e couro cabeludo e a retirada de qualquer resíduo que fique acumulado nos cabelos.
Por abrir mais as cutículas ele deixa o cabelo mais preparado para receber um tratamento mais profundo, como uma reconstrução, por exemplo.
Mas é necessário cautela ao usá-lo, especialmente se o cabelo for seco, porque sua tendência é ressecar os fios se for usado com frequência. O ideal é usá-lo 1 vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da sua necessidade e do seu tipo de cabelo.
Existem shampoos anti resíduos para todos os gostos e todos os bolsos, esse aqui ao lado é da Linha Jequiti Fyo profissional, lembrando que todas as imagens do blog são apenas opções para que conheçam alguns produtos, mas não são propagandas, até porque não ganho nada com elas.

Aí vão outras opções:

- Natura Plant Limpeza Profunda
-Niely Gold Reparação Intensiva Antirresíduos
-Ecologie Fios Limpeza Profunda
-Phytoervas Chá Verde e Menta
-Amend Hair Dry Shampoo Anti Resíduos
-Elseve Citrus CR Shampoo Purificante

E aí, gostaram de saber como agem esses tipos de shampoo?
Qualquer dúvida quanto aos componentes ou o uso desses produtos sinta-se a vontade para perguntar, estarei a disposição para ajudar.

Beijos e até mais...

Um comentário:

Unknown disse...

E O CONDICIONADOR? PODE-SE USAR QUALQUER OUTRO?